sexta-feira, 31 de julho de 2009

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

A importância da avaliação contínua.

O aluno passa por um processo de avaliação constante durante o período escolar. Atualmente ainda existem educadores que consideram o momento da avaliação somente ao aplicar as tão antigas “provas”. O educador que está sempre em busca do crescimento profissional, sabe que na realidade é tudo bem diferente.

Você enquanto educador, já parou para pensar o que engloba a avaliação e o porquê de se avaliar um aluno?
Pois bem. Eis a questão a se refletir, educadores!

Em uma concepção pedagógica mais moderna, a educação é concebida como experiência de vivências múltiplas, agregando o desenvolvimento total do educando. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.

A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação, mas deve também, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Os erros são tidos como pistas que demonstram como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão destes.

Ao avaliar um aluno, é possível verificar o que os alunos conhecem sobre um determinado conteúdo, orientando o professor de forma que possa planejar as atividades de acordo com as dificuldades dos alunos. Tal procedimento favorece o avanço de cada um deles durante o ano letivo.

A avaliação inicial é fundamental em qualquer disciplina e o ideal é que o professor coloque o aluno em contato direto com o conteúdo a ser ensinado, proporcionando a ele mobilizar e utilizar seus conhecimentos.
É papel também do professor, conhecer seus alunos evitando que venha ensinar o que elas já sabem ou até mesmo ensinar o que não são capazes de entender. Ou seja, é uma questão complexa que deve ser tratada com bastante cautela.

Considera-se que uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos.
É fundamental que o educador tenha domínio da heterogeneidade de conhecimentos existentes em sua turma, pois através desta referência, poderá elaborar estratégias de ensino, bem como poder acompanhar a evolução coletiva e individual de suas turmas.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

5 comentários:

  1. Elen

    já tentei as formas novas de avaliação e honestamente, para aplicá-las de forma a não prejudicar todo o processo de educação escolar precisamos de uma nova civilização, mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Professor Elza!

    Fico feliz por ler as postagens do meu blog cotidianamente, apesar de eu escrever nele somente de vez em quando, devido as minhas atividades laborais. Continue seguindo e indicando-o a mais pessoas, como pode ver sou um solo fértil onde a semente BLOG foi plantada há 2 anos, germinou imediatamente e está a cada dia produzindo ideias por este Brasil.
    Graça e Paz
    Raí

    ResponderExcluir
  3. Errata: Onde se lê professor, leia-se professora.
    Raí

    ResponderExcluir
  4. José Rodrigues da Silva12 de fevereiro de 2012 às 11:26

    Dra. Elen Campos Caiado,
    Muito obrigado pelas suas palavras no texto
    AVALIAÇÃO CONTÍNUA.
    Elas funcionarão como reforço dentro daquilo que sempre precisa ser lembrado: como conduzir e reforçar o desempenho do aluno. Eu
    sou o Professor José Rodrigues da Silva. Quando você tiver mais orientações estou pronto para recebe-las.
    joeude@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. QUERIA O CONCEITO DE AVALIAÇAO CUMULATIVA

    ResponderExcluir