terça-feira, 24 de agosto de 2010

PLANO DE AULA
Folclore
20.08.2010
Autor e Co-autor(es)
Autora; Lecy Alves Velozo Nogueira

Iguatemi – MS

Co-autora: Elza Aparecida Coutinho Monzani
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Produções Interativas e Artes/ Pluralidade Cultural Folclore
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O objetivo desta aula é conhecer e vivenciar acerca das lendas folclóricas e também a socialização entre os alunos, o trabalho em equipe, e o respeito pelo outro.
Duração das atividades
A estimativa de duração do projeto e cerca de quinze dias, aproximadamente 6 aulas de 50 minutos por turma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é será necessário nenhum conhecimento prévio específico, além dos básicos que já possuem como ler, recortar, colar e outros.

Estratégias e recursos da aula
Primeiro momento:
Os alunos, separado por turma, receberão orientações do que são lendas, poderão ouvir através do microsistem a narrativa de algumas lendas, a professora também contará algumas no decorrer de outras aulas. Serão informados de que estarão posteriormente trabalhando em grupos atividades como: mosaico, recortes, pintura um painel sobre a lenda destinado a esta turma.

Segundo momento:
Pré agenda na STE os alunos de acordo com o nível poderão jogar jogo dos sete erros, montarem quebra-cabeça, labirinto, atividades de pintura, montagem de boneco articulado, pesquisar sobre algumas lendas.

Terceiro momento:
No decorrer das aulas seguintes os alunos farão o trabalho em mosaico no desenho (em tamanho gigante), opinarão, criticarão, discutirão em grupos as melhores formas do trabalho da turma ficar com melhor qualidade.

Quarto momento:
A etapa seguinte é a exposição dos mesmos, no projeto folclore, promovido pela própria escola.
Recursos Complementares
É uma atividade que não necessita de nenhum outro recurso além dos citados acima.
Avaliação A Professora apresentará para a turma os critérios de avaliação que serão: motivação na participação das atividades, debate com os colegas, respeitando as opiniões, colaboração para a aprendizagem do grupo e respeito ao espaço e desenvolvimento de cada um, além do produto final.