terça-feira, 29 de setembro de 2009

SOBRE O SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROFISSÃO PROFESSOR: O RESGATE DA PEDAGOGIA

Profissão Professor: o resgate de pedagogia
Introdução
João Batista Araujo e Oliveira - Presidente, Instituto Alfa e Beto
O presente volume inaugura a Coleção IAB de Seminários Internacionais. Ele contém os quatro artigos que foram objeto das apresentações no Seminário Internacional Profissão Professor: o resgate da pedagogia realizado entre 24 de agosto e 2 de setembro de 2009 em seis capitais do país.
Os artigos constituem uma resposta à pergunta central do seminário: existem pedagogias eficazes? Esta pergunta se desdobra, por sua vez, numa série de outras perguntas: O que é pedagogia? Qual a diferença entre pedagogia e métodos? Como saber se uma pedagogia é mais eficaz do que outra? Como separar o efeito da pedagogia do efeito do professor? Existem pedagogias específicas para diferentes disciplinas? O que é comum a todas as disciplinas e o que é específico? Por que os educadores não levem em conta as evidências científicas que contribuem para tornar suas práticas mais eficazes? A presente introdução reúne as principais conclusões dos autores dos artigos e sintetiza as evidências e argumentos principais.
A discussão sobre pedagogias eficazes é particularmente relevante neste momento em que, depois de 50 anos de ênfase na expansão do ensino, iniciada nos anos 60 do Século XX, a sociedade brasileira e as autoridades educacionais começam a falar sobre a qualidade. Qualidade se faz com professores, pedagogia e gestão eficaz. O presente volume trata da pedagogia, em sua interação com esses outros aspectos.
O que é pedagogia
A palavra pedagogo, de origem grega, referia-se ao educador que conduzia a criança para os poucos e seletivos educandários da época. Alguns gregos feitos escravos pelos romanos eram, eles próprios, os educadores das crianças. A partir daí o termo foi adquirindo diferentes conotações. A pedagogia como tema é tratada pelos três maiores filósofos clássicos da Antiguidade. Sócrates inaugura o maiêutica, também conhecida por método socrático. O método socrático envolve um professor que sabe e conduz a conversa, e um aluno que interage. Platão, especialmente no livro A República, trata da questão da educação e insiste na importância da motivação e da participação ativa do aprendiz no processo da aprendizagem. Aristóteles deixa como principal legado a estruturação das disciplinas e a base do que mais tarde se tornaria o “currículo” das primeiras universidades medievais, na forma do “trivium” e o “quadrivium”. Aí estão os temas centrais que continuam presentes no debate pedagógico: o que ensinar, como ensinar, o papel do professor e o papel do aprendiz.
Logo após a invenção da imprensa por Gutemberg, Comênio lança o que se considera o primeiro tratado de pedagogia da Idade Moderna. Trata-se de um prenúncio de uma pedagogia que só viria a se consolidar a partir do século XVII. Até então o ensino se dava na forma de preceptores, para as elites, ou na relação mestre-aprendiz. O ensino era individualizado e a-sistemático. A estruturação do conhecimento pedagógico se deu como exigência para expandir o acesso da população às escolas. Isso se dá a partir do século XVII, sob a forte influência das ordens religiosas. A explicitação de uma pedagogia assegurava relativa estabilidade e previsibilidade ao ensino oferecido nas diferentes escolas.
A secularização do ensino reduziu a influência da Igreja, mas manteve consigo a tradição pedagógica.
Mas já na segunda metade do século XIX, sob a influência do romantismo e de outros “ismos” que caracterizam o pensamento da chamada Idade Moderna, o ensino clássico e a tradição pedagógica se tornam objeto de suspeição. Na entrada do século XX John Dewey consolida muitas dessas novas idéias no movimento que se tornou conhecido como Escola Nova e ficou associado ao conceito de “progressivismo” em educação, especialmente na América do Norte.
Mas afinal, em que consiste a “pedagogia”? Pedagogia consiste no conhecimento sistematizado sobre como ensinar alunos reunidos em grupos. Isso se opõe ao ensino individualizado e a-sistemático que prevalecia até então, e que dependia exclusivamente das decisões do mestre. O termo “pedagogia” envolve a definição de uma série de diretrizes que vão desde a definição de conteúdos, organização de grupos, manejo de classe, disciplina, avaliação, papel do professor, materiais e métodos. Em linguagem filosófica, a pedagogia é “techné”, arte ou artesanato que tem o sentido de uma atividade regrada.
FONTE: www.alfaebeto.com.br

PROFISSÃO PROFESSOR: O RESGATE DA PEDAGOGIA



Seminário Internacional Profissão Professor: o resgate da pedagogia realizado entre 24 de agosto e 2 de setembro de 2009 em seis capitais do país.

COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EE MAP EM CAMPO GRANDE

ENCONTRO SOBRE PROVA E PROVINHA BRASIL

A Coordenadoria de Educação Básica/SUSEP/SED, com o objetivo de subsidiar as unidades escolares sobre as avaliações: Prova e Provinha Brasil, promoveu, em Campo Grande, uma formação com os Coordenadores-pedagógicos da Rede Estadual de Ensino, com o intuito de enfatizar a importância destas avaliações, uma vez que o Ministério da Educação/MEC propõe uma cultura avaliativa que estimule o controle social sobre os processos e resultados que envolvam a elaboração da políticas públicas educacionais.
Desta forma foram convocadas as três Coordenadoras: Elza Aparecida Coutinho Monzani, Edna Escobar Flores de Jesus e Eva Prieto (esta última coordenadora pedagógica da extensão). Hospedaram-se nas dependências do Hotel da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS).